terça-feira, 19 de julho de 2011

ANÁLISE - L.A. NOIRE


A Rockstar, conhecida empresa por grandes obras como Grand Theft Auto e o excelente Red Dead Redemption, juntou forças com a criadora do jogo Team Bondi, para nos apresentar essa grande obra chamada de L.A. Noire,que mesmo contendo alguns problemas técnicos bizarros, não deixa de ser uma grande experiência para todo o universo gamer.


Um policial digno de pertencer ao mundo Noir

O jogo é ambientado nos anos 40 com uma cidade de Los Angeles coberta pelos assassinatos, tráfico de entorpecentes e os mais variados crimes. L.A. Noire nos apresenta o ex-fuzileiro naval Cole Phelps que lutou pelos EUA durante a 2ª guerra mundial. Porém, em um dia de guerra Phelps comete um erro absolutamente sem intenção, fazendo com que isso arruinasse parcialmente a sua vida. Mesmo assim, Phelps recebeu uma medalha de prata após a guerra e foi reconhecido como um herói por seu país. Pouco tempo depois Phelps faria uma escolha que mudaria completamente a sua vida: Entrar para a polícia de Los 
Angeles.

Após entrar para a polícia de Los Angeles, Phelps pôde ver de perto o quão podre era a cidade, cheia de homicídios, corrupção e diversos crimes. Ao decorrer da trama, o ex-fuzileiro vai solucionando caso por caso, conseguindo várias promoções e se tornando um expert na investigação criminosa ao melhor estilo Noir, porém nem todo ser humano é perfeito e Phelps volta a ter sua vida arruinada devido a alguns fatos que você só irá descobrir se jogar o game.



Investigação e Interrogatórios no lugar da Ação

Em uma das melhores demonstrações de tecnologia no mundo dos games até hoje, a Team Bondi apresentou ao público uma nova forma de jogar vídeo game. A ação ininterrupta de GTA ou as grandes façanhas ao melhor estilo Clint Eastwood em Red Dead Redemption, deram lugar para o olho no olho, a investigação, a atenção e o compromisso de resolver todos os casos sem deixar passar uma pista sequer em L.A. Noire. Cole Phelps carrega um bloco de anotações que também contém um breve resumo sobre cada um dos envolvidos (o que á atualizado conforme novos dados são coletados). Todas as perguntas pertinentes também são arquivadas aqui, e será essa a base de qualquer interrogatório.


Em todos os casos, o jogador deve investigar cada canto dos respectivos lugares que devem analisar, desde um guarda roupas até uma lata de lixo. Cada evidência é uma forma que o jogador tem em seu domínio para poder desmascarar todos os bandidos da cidade. Além dessa busca contínua pelas evidências, provas e depoimentos, o jogador deve se concentrar muito nas cenas de interrogação que são os pontos mais fortes do game. Se o jogador conseguir resultados perfeitos em suas investigações ou até mesmo nas missões secundárias do game, o mesmo ganha pontos de intuição em seu bloco de anotações, algo que elimina as opções incorretas ou revela todas as pistas disponíveis em um local. Nunca um game apresentou a experiência de poder interrogar um suspeito e incriminá-lo com todas as suas provas cara a cara, frente a frente, olho no olho. As expressões faciais que a tecnologia MotionScan implementou ao jogo, é simplesmente fantástica, fazendo com que o jogador se sinta como um verdadeiro detetive interrogando um bandido de verdade.


O jogo então não tem ação? Não é bem assim...

Apesar do game se focar na investigação, a Team Bondi adicionou à trama algumas missões paralelas para que o jogador não ficasse frustrado. Grandes perseguições de carro, em cima de telhados e várias trocas de tiros são algumas das situações que você terá que resolver no decorrer do jogo. Assaltos a bancos, brigas domésticas, traições, acidentes de carro e assaltos à mão armada dão um toque especial ao game, que mesmo tendo algumas situações de perseguição e troca de tiros em alguns dos casos principais ( principalmente no último ), tem mesmo a investigação e o interrogatório como objetivo principal. Se o jogador consegue resolver os casos perfeitamente, o mesmo ganha os pontos de intuição que já foram detalhados aqui.



Ambientalização perfeita para um jogo noir

Tudo bem que L.A. Noire tem todas essas qualidades, mas de nada adiantaria o jogo não ter uma atmosfera que faça jus ao seu título. A Team Bondi foi muito competente ao saber como exatamente eram os costumes dos anos 40, desde roupas, músicas, carros e muitos outros atributos que fazem de L.A. Noire um jogo noir de fato. A música também é outro fator importantíssimo que nos leva a essa atmosfera noir dos anos 40. Nas cenas de perseguição ou nas cenas investigativas, o som do contrabaixo ganhando ou perdendo mais volume, junto com a iluminação perfeita do game, conseguem deixar o jogador absolutamente vidrado no atmosfera noir que o o game apresenta.

ou perdendo mais v perderdendo do contrabaixo ganhando mais volume ou perdendo  fato.  desde roupas, mde um guarda roupas at


Um game exageradamente cumprido pode ser enjoativo

Tudo bem que o tamanho de um game não julga a qualidade do mesmo. Grandes exemplos disso são o rpg maravilhoso Tales of Vesperia, o excelente Red Dead Redemption ou então o magnífico Oblivion. Mas infelizmente quando um game se baseia repetitivamente na mesma coisa por cerca de 45 horas, isso pode se tornar algo cansativo para os jogadores impacientes. Infelizmente L.A. Noire possui muitos casos iguaizinhos um ao outro, que se o jogador não tiver paciência de jogar o jogo até obter respostas por essas repetições, pode desligar o video game e começar a jogar outro jogo.

Queda de FPS, Bugs e cidade flutuando

Apesar da Team Bondi ter realizado um trabalho invejável, L.A Noire possui alguns probleminhas que chegam a ser bizarros. Não estranhe se derrepente você conseguir atravessar uma parede e a cidade simplesmente estar flutuando em cima de você. A queda de FPS (frames per second) nas cenas mais movimentadas deixam o jogo com muitos bugs irritantes em momentos que o jogador pode estar em profundo climax. Outro fator que confesso a vocês que dei muita risada, é a presença inesperada de carros que podem surgir ao seu lado como se fosse um truque de mágica. Isso mesmo... Em um momento do jogo, investigando um incêncido, constatamos a presença de um carro de polícia que surgiu do nada ao lado da casa investigada. Outro fator que pode deixar alguns jogadores um pouco desinteressados é que, para jogar L.A. Noire o jogador deve ter no mínimo uma pequena noção de inglês, pois para um jogo que se baseia no interrogatório, pistas e investigação o inglês é essencial e francamente ficar em frente o Google Tradutor por 40 horas não é uma das coisas mais agradáveis.  Mais se eu disser que esses erros não comprometem o game vocês acreditariam? Se não acreditam, comprem L.A. Noire e joguem para notarem que esses erros técnicos não atrapalham na diversão e na inovação proposta pela Team Bondi.



Considerações Finais

Apesar de possuir alguns erros bizarros, falhas técnicas, limitações físicas e um final no mínimo " SUSPEITEI DESDE O PRNCÍPIO ", L.A. Noire é um marco na história dos video games. A Team Bondi apresentou ao público uma nova maneira de se jogar video game, através de uma mecânica de jogo invejável baseada na investigação e nos interrogatórios. Para aqueles que são fãs de GTA e Red Dead Redemption, L.A. Noire se torna um jogo praticamente obrigatório de se ter. A beleza de uma Los Angeles dos anos 40, junto de uma trilha sonora e uma atmosfera noir, fazem desse jogo uma das maiores experiências do mundo do entretenimento. A Rockstar parece que finalmente aprendeu a lançar bons jogos consecultivos e não consecultivos jogos com a mesma temática. Mais fiquem tranquilos que eu não estou falando de GTA não ok?

NOTA: 9/10

2 comentários:

Unknown disse...

Renan, muito massa sua análise. Bem completa.

Fizemos uma no meu blog, curte lá: http://parecetamarindo.blogspot.com/2011/06/la-noire.html

Renan Soares disse...

Olá Cássio tudo bem? Fico feliz pela sua visita e elogio. Conferi sua análise e ficou massa também. Não deixe de visitar a X-Ray Games ok? Um abraço

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates