sábado, 2 de julho de 2011

DEAD SPACE 2 - ANÁLISE



O que esperar da continuação do melhor survival horror dos últimos tempos? Mais medo, angústia, gráficos melhorados, jogabilidade melhorada, problemas concertados, armas inovadoras, monstros aos montes, sangue, sangue e mais sangue com uma boa história? Sim, é exatamente isso que Dead Space 2 nos apresenta.


Quando a Eletronic Arts nos apresentou Dead Space em 2008 foi um susto só. Um susto não pelo fato de ter sido um jogo ruim a ponto de sairmos correndo de medo, mas sim por ser um game que soube usar perfeitamente o velho e bom susto que foi deixado lá atrás em 1999 com Resident Evil 3: Nemesis. Porém o mesmo superou e muito os seus adversários de maneira surpreendente e agora para comprovar que de fato a Visceral Games é uma empresa de qualidade e não de sorte, nos é apresentado essa maravilhosa obra impecável chamada de Dead Space 2.


Superioridade que chega a ser assustadora

No mundo dos games quando um jogo é muito bem recebido e elogiado pelas críticas, uma continuação acaba se tornando algo inevitável. Porém em todos os ramos do entretenimento pra se conseguir um êxito superior ao que já foi maravilhoso, acaba se tornando um trabalho muito mais difícil e de muito mais responsabilidade. Afinal de contas tendo um produto de sucesso, o trabalho exercido em uma continuação é muito mais rigoroso e delicado, pois os fãs são insistentes e “chatos” em um bom sentido. E devido a essas razões a Visceral Games conseguiu ser totalmente impecável nessa continuação. Gráficos melhorados, jogabilidade melhorada, pequenos probleminhas com a física do game corrigidos e claro, muitos mais muitos sustos outra vez.

História

O game se passa 3 anos após o primeiro ( não só na história do game mais também em seu lançamento ) e vemos aqui um Isaac Clarke que regressou da nave Ishimura para a colônia espacial chamada de Sprawl. Porém devido aos acontecimentos perturbadores no primeiro game, o engenheiro foi diagnosticado com esquizofrenia crônica, paranóia e estresse pós-traumático. Porém quando o mesmo estava em tratamento a colônia habitada pelos humanos foi invadida pelos terríveis necromorphs, e mesmo piradinho da silva, Isaac sabe que é a melhor opção para combater os monstros. Porém Isaac agora tem um pequeno problema psicológico que o segue durante todo o game. Os acontecimentos em Ishimura mexeram demais com a cabeça do engenheiro que agora além de enfrentar vários e vários necromorphs, precisa encarar esse problema que tanto o persegue.


O simples engenheiro que se transformou em herói

Aqui em Dead Space 2, Isaac não ficou apenas maluco de vez, também se tornou uma pessoa mais falante e mais carismática. Um dos problemas no primeiro game era a de que, o jogador controlava o engenheiro o jogo inteiro apenas ouvindo seus gritos e tiros, diferente dessa continuação. Em Dead Space 2, Isaac não é mais um simples engenheiro que caiu de gaiato na trama, mas sim, a esperança dos humanos na luta contra os monstros necromorphs. Juntando essa participação mais ativa de Isaac com seu problema psicológico o jogo se torna mais profundo e intenso.


Novos necromorphs e novas armas

Além dos velhos conhecidos necromorphs do primeiro jogo, em Dead Space 2 conhecemos algumas novas criaturas aterrorizantes, como o nojento Puker que vomita ácido em você ou então os perturbadores bebês bombas conhecidos como Crawlers, porém não é só do lado dos monstros que tem novidades. Em Dead Space 2 o jogador conhece um novo arsenal de armas poderosas. Além do retorno das conhecidas Plasma Cutter , Line Gun e Flame Gun o jogo nos apresenta as temíveis Javelin Gun que é capaz de disparar uma lança para prender o alvo na parede, os detonadores que são como minas pra aqueles monstros que saem correndo atrás de você e o poderoso Seeker Rifle que se for bem usado e bem desenvolvido é capaz de matar um necromorph com apenas um tiro. Está de volta também o Stasis Pack que agora tem mais importância no jogo fazendo com que por várias vezes você utilize o mesmo para utilizar um objeto ou pedaço de necromorph a seu favor. O jogo apresenta também o Stasis bomb que congela o inimigo por algum tempo ( assim como no primeiro game ). Outra coisa bacana é pra quem tem pelo menos um save de Dead Space um em seu HD, ganha de graça uma nova versão da arma Plasma Cutter.


 
Jogabilidade perfeita e problemas de física consertados

O jogo retorna com a jogabilidade em terceira pessoa com a câmera no ombro do personagem. Os controles são praticamente os mesmos que do primeiro jogo e aquele pequeno probleminha que os objetos em alguns momentos pareciam serem feitos de isopor foi concertado. Um ponto muito forte do game que melhorou 100% foi a gravidade 0 que dessa vez deixa o jogador controlar Isaac Clarke de maneira simples, agradável e livre. Esse aspecto foi muito bem utilizado pela Visceral Games, pois diferentemente do primeiro game que na gravidade 0 era muito complicado controlar o personagem, agora o jogador o controla livremente dando a impressão que realmente estamos no espaço. A violência também é outro ponto que volta mais forte do que nunca em Dead Space 2 com os famosos pisões, as brigas corpo a corpo e principalmente as novas armas destruidoras fazendo com que o jogo seja muito mais violento que seu antecessor. Talvez a única coisa deixada um pouco de lado foi a do oxigênio, porém nada que comprometa a qualidade do game.


E o medo retorna com força total, principalmente para os principiantes

A fórmula de sucesso de Dead Space que eram os sustos apavorantes, retornam nessa continuação. Os momentos tensos e assustadores estão mais presentes do que nunca nessa continuação, porém pra quem já tomou muitos sustos no primeiro game, esse passa a ser um pouco previsível. Obviamente que o jogo é muito assustador, mas pra quem já jogou o primeiro, fica meio que previsível a aparição dos monstros em becos escuros, portas ou janelas, porém pra quem é novato em survival horror o susto pode tomar conta dos nervos do jogador fazendo com que o mesmo ponha no pause, tome uma água, volte e respire fundo pra continuar a jogar.


Gráficos extraordinários e cenários apavorantes

O game é fortíssimo também em seus gráficos maravilhosos, sem contar na inovação da equipe em não se limitar apenas aos upgrades nas vestimentas do engenheiro, mas sim em apresentar ao jogador, novas e detalhadíssimas armaduras de combate que foram feitas de maneira impecável. Agora o jogo não se limita apenas aos combates na nave Ishimura ( apesar de que um retorno a mesma seria demais... rsrs ), mas sim em diversos cenários assustadores como, em condomínios de apartamentos totalmente destruídos, pré-escolas desoladas e áreas em caos. Tudo isso complementa roda a maravilhosa obra de arte desenvolvida pela Visceral Games. Talvez o único ponto descartável do jogo seja o seu modo multiplayer onde o jogador pode controlar tanto os membros da Sprawl como os monstros necromorphs. Uma idéia interessante, porém totalmente descartável, pois todo o modo de campanha é ignorado nessa parte.




Considerações Finais

Com gráficos maravilhosos, história envolvente e uma jogabilidade melhorada, a Visceral Games voltou com tudo nessa continuação do melhor survival horror da geração. Os sustos do primeiro game estão todos de volta e as inovações vão agradar e muito aos fãs mais exigentes e aqueles que chegam pela primeira vez a esse mundo. O jogo conta com um vídeo de apresentação como se fosse um preview do game anterior para os novatos não se perderem na trama fazendo com que o game seja mais nteressante em todos os aspectos para todos os jogadores.Finalizando essa análise que tanto tive prazer em fazer, Dead Space 2 é superior ao seu antecessor em todos os aspectos, principalmente nos aspectos técnicos. De fato a Visceral Games não é apenas uma empresa de sorte, e sim de muita competência, responsabilidade e, sobretudo de respeito aos fãs.


NOTA: 10/10
 

Dead Space 2 está disponível para Xbox 360, Playstation 3 e PCs.

1 comentários:

Cristiano disse...

Parabens pela analise, está sensacional!

É o que a gente pode esperar de um FÃZAÇO de Dead Space como vc Renan.

Abração brother

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best CD Rates