A Sony deu uma explicação de como serão os diferentes modos online do Playstation Vita chamados de Near, Party, LiveArea e Activity.
Near se baseia em um sistema de localização que irá recompensar os utilizadores, explicou Phil Rogers, diretor de investigação e desenvolvimento na divisão europeia da Sony.
"O que o Near faz é permitir que os utilizadores encontrem-se entre si, deixar presentes e essencialmente descobrir mais coisas sobre os jogos. Podem ver onde estão as pessoas em relação à sua posição, os seus cinco jogos mais recentes e também outros presentes que tenham registado."
Cada jogo pode incluir um presente com um tamanho máximo de 100Kb, e cada caixa pode conter vários presentes, mas sempre com esse limite de tamanho.Fora isso, é possível que os presentes sejam objetivos para um jogo e não só itens virtuais.
O modo Party é "muito bom para juntar os amigos e conversar, falar sobre o jogo", explicou Rogers. O sistema é para toda a plataforma e não está limitado apenas aos jogos. Admite um máximo de três amigos na conversação, que se mantém ativa independentemente daquilo que se esteja fazendo na consola.
A partir do Party podem iniciar os jogos e convidar amigos com que se esteja conversando, tal como ter diferentes grupos Party para diferentes jogos, gêneros, etc. Fica integrado na lista dos amigos, mas não força todos os jogos a permitir a criação destes grupos específicos.
O LiveArea "é essencialmente onde começa o teu dia PlayStation Vita," incluindo dentro deste sistema três modos de funcionamento: Index, Live e Game. Na zona superior é apresentada a informação necessária, e na zona de comunicação é informada a atividade dos contatos nos jogos e permite publicar mensagens. Terá funções de geolocalização pensadas para o modelo com conexão 3G, ou através da triangulação no caso do modelo sem 3G.
O Activity "é uma forma dos jogadores falarem sobre a sua evolução," baseando-se num "sistema que automaticamente incorpora atividades," como Troféus e pontos conseguidos. "Isso vai incitar as pessoas a comentar de forma muito semelhante ao Facebook." As mensagens podem ser publicadas em função da programação do jogo, comunicando outro tipo de informações sobre os mesmos e os feitos conseguidos pelo jogador.


09:55
Renan Soares

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